quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A história dos intrumentos musicais Regionais no Rock


O rock e um estilo de musica que já acumula 60 anos de vida, passando por varias fases e sendo um dos estilos mais populares da história da música. Essa grande popularidade se deve a grande divisão de subgêneros. Uma pratica comum no rock e a incorporação de outros estilos a sua sonoridade, como por exemplo, o manguebeat que fazia uma mistura de ritmos regionais como o Maracatu com o rock.


Os instrumentos musicais regionais são uma pratica comum no rock como explica o jornalista Pedro Emmanuel “o caso mais emblemático da utilização de instrumentos regionais no rock e o folk rock, o Folk e a musica folclórica americana como se fosse o nosso baião e ele utiliza instrumentos como a viola e rabeca, no seu som, o Folk rock surgiu nos anos 60 com o cantor Bob Dylan inserindo a guitarra no som tradicional do folk.”

No Brasil essa mistura se intensificou com o Manguebeat movimento musical que surgiu na década de 90 em Recife que tem como ícone do movimento Chico Science ex-vocalista do Nação Zumbi, outra figura importante e Fred 04 vocalista da banda Mundo Livre S/A e o autor do primeiro manifesto do Mangue em 1992 “o Manguebeat e um movimento que mudou um pouco o modo de pensar de muitos rockeiros em relação a instrumentos tipicamente regionais como sanfona, zabumba, entre outros, viram que esses instrumentos musicais poderiam soar interessante no rock.” Afirmou Pedro Emmanuel.







O instrumental dessas bandas que assumem ao seu som elementos e instrumentos regionais muda um pouco o som em relação ao rock tradicional como fala Talles Lucena guitarrista da banda Full Timers Rockers “a base do som e o mesmo, mas o acréscimo dos elementos regionais muda algumas escalas com mi (re) são mais altos do que o normal enquanto dó e mais baixo, a guitarra se une mais ao estilo regional”.

Atualmente temos varias bandas de rock no mundo que utilizam instrumentos típicos do nordeste Brasileiro, bandas como Turisas e korpiklaani da Finlândia, The Waterboys da Inglaterra, Gogol Bordello da Rússia entre outras, o que mostra que cada vez mais a música esta globalizada e não e nada anormal vermos, por exemplo, uma banda Brasileira tocando música Celta.

Um comentário:

  1. Muito interessante a forma como esses instrumentos são utilizados pelas bandas de rock. Parabéns pela excelente matéria.

    ResponderExcluir