O rock e um estilo de musica que já acumula 60 anos de vida, passando por varias fases e sendo um dos estilos mais populares da história da música. Essa grande popularidade se deve a grande divisão de subgêneros. Uma pratica comum no rock e a incorporação de outros estilos a sua sonoridade, como por exemplo, o manguebeat que fazia uma mistura de ritmos regionais como o Maracatu com o rock.
Os instrumentos musicais regionais são uma pratica comum no rock como explica o jornalista Pedro Emmanuel “o caso mais emblemático da utilização de instrumentos regionais no rock e o folk rock, o Folk e a musica folclórica americana como se fosse o nosso baião e ele utiliza instrumentos como a viola e rabeca, no seu som, o Folk rock surgiu nos anos 60 com o cantor Bob Dylan inserindo a guitarra no som tradicional do folk.”
No Brasil essa mistura se intensificou com o Manguebeat movimento musical que surgiu na década de 90 em Recife que tem como ícone do movimento Chico Science ex-vocalista do Nação Zumbi, outra figura importante e Fred 04 vocalista da banda Mundo Livre S/A e o autor do primeiro manifesto do Mangue em 1992 “o Manguebeat e um movimento que mudou um pouco o modo de pensar de muitos rockeiros em relação a instrumentos tipicamente regionais como sanfona, zabumba, entre outros, viram que esses instrumentos musicais poderiam soar interessante no rock.” Afirmou Pedro Emmanuel.
Atualmente temos varias bandas de rock no mundo que utilizam instrumentos típicos do nordeste Brasileiro, bandas como Turisas e korpiklaani da Finlândia, The Waterboys da Inglaterra, Gogol Bordello da Rússia entre outras, o que mostra que cada vez mais a música esta globalizada e não e nada anormal vermos, por exemplo, uma banda Brasileira tocando música Celta.
Muito interessante a forma como esses instrumentos são utilizados pelas bandas de rock. Parabéns pela excelente matéria.
ResponderExcluir