quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CULTURA POPULAR: Erudito x Popular




Inicialmente, tenhamos algumas idéias sobre o que vem a ser cultura.

O termo cultura está associado a todas as formas de existência e riqueza da humanidade. As realidades dos agrupamentos humanos e as características que os unem e diferenciam são complexas. A cultura expressa essas características. Assim, podemos dizer que cultura diz respeito à humanidade como um todo e, ao mesmo tempo, a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos, uma vez que eles estão sempre interagindo.

As riquezas das variadas formas de culturas e suas relações, dizem respeito a cada um de nós. Saber se há uma realidade cultural comum à nossa sociedade é algo importante, pois a cultura nos ajuda a pensar, decisivamente, sobre nossa própria realidade social.

O termo cultura está muito associado a estudo, educação e formação escolar. Outras vezes, quando se fala em cultura, automaticamente faz-se associação com manifestação artística, a exemplo do teatro, a música, a dança, a pintura, escultura etc. Também não se deve desprezar a idéia de que cultura na sociedade pós-moderna relaciona-se com os meios de comunicação de massa, tais como o rádio e a televisão. Ou então a ideia de cultura faz lembrar as festas e cerimônias tradicionais, lendas e crenças de um povo seu modo de vestir, comer e seu idioma.

Resumindo, duas idéias principais circundam o conceito de cultura. A primeira diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou de grupos dentro de uma sociedade. A segunda ideia de cultura se refere mais especificamente a conhecimento, às crenças e às maneiras que elas existem na vida social.

A palavra cultura vem do latim e seu significado original está ligado às atividades agrícolas. Vem do verbo latino colere (cultivar).

Na antiguidade, pensadores romanos ampliaram esse significado para a educação aperfeiçoada das pessoas. Essa noção antiga continua em voga até hoje.

Partindo da idéia de cultura como uma educação refinada, acabou-se por transformá-la na descrição das formas dominantes de conhecimento já a partir do fim da idade média na Europa.

Pois eis que esse conhecimento aperfeiçoado, a educação refinada, passou a denominar-se de ERUDITO. A esse conhecimento erudito somente tinha acesso as classes sociais elevadas da Europa. Em oposição ao erudito, existia a idéia do conhecimento ao alcance da maior parte da população, tido como inferior e desprezível. Esse conhecimento popular passou a identificar-se e manifestar-se como cultura POPULAR. Nela, encontram-se os pensamentos e ações das populações mais pobres de uma sociedade.

Segundo o teórico Antônio Gramsci, ao lado da chamada cultura erudita, transmitida pela escola sob a chancela das instituições, existe a cultura criada pelo povo, com concepção de mundo e de vida paralela aos esquemas oficiais.

Assim, por cultura popular pode-se entender as manifestações diferentes da cultura dominante, que estão fora das instituições oficiais, existindo independentemente dessas, apesar de concomitante. Interessante que a própria elite cultural é quem desnvolve o conceito de cultura popular.

A IDÉIA DE ERUDITO E POPULAR RELACIONA-SE À OPOSIÇÃO ENTRE OS INTERESSES DAS CLASSES SOCIAIS. A propósito da divisão entre erudito e popular, o Professor Batista de Lima, membro da Academia Cearense de Letras, se manifesta. Ouça. http://www.baixa.la/arquivo/2070629

Ainda sobre o erudito e o popular, o poeta e Juiz de Direito Marcos da Silva, ilustra com o seguinte áudio. http://www.baixa.la/arquivo/3678314

Finalizando, escutemos uma manifestação de cultura tida por erudita, com a participação do Juiz de Direito e Poeta Marcos da Silva, declamando uma poesia sobre "livro", bem como uma manifestação dita popular, com o poeta potiguar Antônio Franciso, numa poesia que descreve o dia em que ele passou por uma cirurgia no coração devido a um enfarto. http://www.baixa.la/arquivo/6718298

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