terça-feira, 18 de outubro de 2011

Forró - A Dança Nordestina que Conquistou os Brasileiros

Forró

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil.


A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luis Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.


"Falando de forró a nível de Fortaleza o fato daqui ter festa de forró de domingo a domingo não só estimula a preservar a cultura do forró, mas também incentiva as pessoas a aprenderem a dança... " , destaca o professor de forró Robson Rodriguez, dono da Academia de Dança Arte & Movimento.

Ainda de acordo com o professor Robson o forró é muito voltado para a paquera; várias das pessoas que dançam forró são aquelas que querem paquerar e que querem de alguma forma usar a arte de sedução através de uma dança.

Segundo ele, um dos motivos da expansão do forró por todo o Brasil foi porque muitos músicos Nordestinos sairam do Nordeste para a região Sul. O maior mestre do forró nasceu aqui no Ceará, o famoso Luíz Gonzaga; quando ele foi para o Sul a dança nordestina foi valorizada. A dança Nordestina não se valorizou porque é daqui mas porque é daqui e foi para o sul, então os nordestinos ainda sofrem muito com isso.

Inclusive, tem uma música do Jackson do Pandeiro chamada A Ordem é Samba que fala justamente sobre o preconceito que o forró sofreu, porque tinha uma época em que toda música pra fazer sucesso tinha que ser samba, pouco tempo depois veio Ney Matogrosso e fez uma regravação dessa música só que de uma forma mais moderna e tirou a característica da música, já que a música original falava sobre samba mas era cantada em ritmo de forró, então a música era uma crítica para a época, explica Robson Rodriguez.

Para o professor de forró, além de Luíz Gonzaga ter ajudado muito a difundir o forró pelo Brasil, outro fator foi a criação da Rede de Rádio Son Zoom Sat no final da década de 90; que era cearense e o dono era Emanuel Gurgel também era dono da banda cearense de forró Mastruz com Leite, " Aí ficou aquele ciclo, Mastruz com Leite, depois Forró Maior, o ciclo durou uns cinco anos ai depois o forró cresceu muito nacionalmente; começou com essa coisa de mudança de show como o Emanuel Gurgel que foi quando tinha essas bandas mais clássicas.


Mastruz com Leite foi uma das principais bandas que fez com que o forró fosse mais reconhecido nacionalmente, a banda inovou no forró colocando instrumentos de sopro e o piano se diferenciando um pouco do forró tradicional onde os únicos instrumentos era o triângulo a sanfona e o zabumba.



Ao ser questionado sobre qual o principal elemento da dança do forró do qual não se pode abrir mão o professor rapidamente responde: o dançar juntinho, o dançar abraçado; ter a "senvergonhise, sem esse elemento não tem forró; tanto o homem como a mulher tem que ter aquele momento senvergonha. Robson ainda afirma que não acha o forró sensual, ele acha a dança maliciosa.


O professor resalta que esse novo estilo de forró, mais conhecido como forró eletrônico ameaça o forró tradicional; o forró pé de serra, mas também afirma que sempre haverá espaço para os dois estilos de forró, em Fortaleza o Kukukayia merece destaque por preservar o estilo tradicional de forró que sempre procura trazer nomes conceituados do forró pé de serra como Dorgival Dantas e Dominguinhos para tocar.


Dominguinhos em uma reportagem comentou que achava muito bom o forró eletrônico e que ele sai lucrando com isso, pois os turistas ao chegarem ao Ceará logo fazem a seguinte pergunta: quem realmente toca forró aqui? E a resposta não podia ser outra: Dominguinhos. Ele é quem realmente toca o forró pé de serra, afirma Robson Rodriguez.



Outros grupo atual que se destacam são o Falamansa que, apesar de ser um grupo novo, preserva o estilo tradicional do forró e o Peixe Elétrico. "Atualmente o forró eletrônico está predominando, porque hoje tem essa coisa de forró que se dança, forró dançado e o forró que você vai para beber uísque, há 10 anos atrás você ia para um forró e via pessoas dançando muito bem,aí os empresários viram que isso não dava dinheiro e começaram a introduzir novos rítmos no forró, como por exemplo a swingueira da Bahia, batidas de salsa e até mesmo de funk; então as pessoas deixaram de dançar mais e começaram a consumir mais bebidas e consequentemente os empressários passaram a lucrar mais... Hoje em dia uma pessoa gasta no mínimo numa festa de forró 30 reais fora o imgresso para a festa, inclusive até as letras das música de forró estão induzindo não so ao consumo de bebidas mas ao consumismo em geral. Inclusive tem um texto do Ariano Suassuna que critíca o conteúdo nas novas musicas de forró. Nesse texto fica explicito que esse conteúdo digamos assim "xulo" das músicais atuais de forró não é culpa só das bandas, mas da nossa atual cultura e sociedade também.

Um comentário: